domingo, abril 03, 2011


sucoterapia

0

Sucoterapia

Quer conseguir mais disposição, melhorar o humor e, de quebra, ter mais saúde? Então, dê um tempinho nos refrigerantes e abra espaço no seu cardápio para os sucos de fruta. Há bebidas para todos os gostos e para os mais diversos fins.

'As vitaminas e os minerais presentes em frutas e verduras são responsáveis pela regulação do organismo. E essa regulação está associada ao estado emocional', explica a nutricionista do portal Bem Leve, Luana Stoduto.

A laranja, por exemplo, é rica em vitaminas C e B12, magnésio e ácido fólico, ingredientes essenciais para quem quer manter o bom humor. Já o suco de uva tem ação antioxidante e antimutagênica. "A casca da uva tem substâncias que inibem o envelhecimentoprecoce, por exemplo", explica Luana.

Fábio da Silva Gomes, nutricionista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e analista de programas para controle de câncer do Instituto Nacional de Câncer (Inca), recomenda o consumo de, pelo menos, cinco porções - equivalente a 400 gramas - de frutas e hortaliças sem amido. De acordo com o nutricionista, esses alimentos oferecem proteção contra agentes cancerígenos e inibem o crescimento de células precursoras de câncer.

Os sucos, aliás, são uma forma rápida e, por que não?, deliciosa de introduzir alimentos nutritivos no cardápio. A bebida é excelente alternativa principalmente para quem torce o nariz para frutas e verduras. Tomando dois copos de suco ingere-se os nutrientes necessários para o bom funcionamento do metabolismo.

A bióloga Juliana Pacheco confessa que não gosta nem um pouco de frutas e hortaliças. A amante de fast food, no entanto, não abre mão dos sucos nas suas refeições. 'Adoro suco de morango e abacaxi, além de alguns mais exóticos, como de cupuaçu', revela.

Segundo especialistas, o ideal é utilizar uma centrífuga para fazer os sucos. Se não tiver o eletrodoméstico, a bebida pode ser feita no liquidificador, mas tenha o cuidado de coar o suco para separá-lo das fibras. Apesar de serem importantes para a alimentação, as fibras podem tornar a absorção dos demais nutrientes mais lenta, além de aumentar a sensação de saciedade, o que pode diminuir a quantidade de suco que é ingerida.

É importante usar apenas alimentos crus na preparação dos sucos, pois as enzimas, encontradas apenas em vegetais crus e necessárias para a melhor assimilação dos demais nutrientes pelocorpo, são destruídas ao serem cozidas ou fervidas.

Antes de preparar os sucos, remova os caroços das frutas, como pêssego, abacate, ameixa etc. Também há a possibilidade de utilizar as sementes das frutas para o preparo de sucos, com exceção da maçã.

Aliás, suco é bom e faz bem, mas fique atenta: algumas partes das frutas e hortaliças podem ser tóxicas se ingeridas em grandes quantidades, como as sementes das maçãs, as folhas das cenouras, a casca da laranja etc. Por isso, é recomendado removê-las antes de preparar a bebida.

'Para manter o valor nutricional do suco, é importante bebê-lo imediatamente após o preparo. E, por mais que seja uma bebida saudável, deve ser consumido com alguma moderação, pois suco também engorda', alerta a nutricionista Luana.

Confira abaixo algumas receitas de suco que a nutricionista Luana Stoduto, do portal Bem Leve, preparou para você:

Suco Energético
1 goiaba vermelha picada
1 colher de sopa de mel
10 folhas de hortelã
1 copo de água de coco

Suco para Fadiga
Suco de 1 lima
Suco de 2 laranjas
¼ de xícara de chá de espinafre
1 colher de mel

Suco Estimulante
1 cenoura média
5 ramos de salsinha
1 colher de chá de xarope de guaraná
1 copo de água

Suco para Cansaço Muscular
1 cenoura
1 talo de salsão
1 aspargo
1 copo de água
Adoçar

Suco Energético Instantâneo
½ manga
¼ de abacate
1 colher de sopa de xarope de guaraná
2 unidades de castanha do Pará
1 copo de água mineral ou de coco
Adoçar

Suco Estimulante Matinal
½ banana média
2 colher de sopa de semente de gergelim
1 copo de água de coco
Adoçar

Suco para Diminuir a Ansiedade
4 unidades de cenouras
1 unidade de talo de aipo
1 punhado de folhas de hortelã (sem talo)
6 folhas de alface
2 unidades de maçãs (sem casca e sem miolo) .
Passar tudo na centrífuga.


Agora é só se deliciar!!!!! bjcas

0 comentários:

Postar um comentário