quarta-feira, agosto 04, 2010


Leitura também traz saúde!!

0

Olá que bom ter sua visita!! Hoje gostaria de deixar algumas sugestões de leitura: Não leve a vida tão à sério(Hugh Prather), revistas em quadrinhos, palavras cruzadas, A semente da vitória (Nuno Cobra), O poder do agora(Eckhart Tolle), enfim, busque , vá à uma livraria , biblioteca,banca de jornal, certamente você vai se surpreender e alguns momentos de risos ou de reflexões serão sempre enriquecedores. Me lembro do dia em que resolvi levar uma revista em quadrinhos da turma da Mônica para ler enquanto fazia uma viagem no Metrô. Quando dei por mim estava quase passando pela estação que deveria descer pois o tempo passou e nem percebi, fora as boas risadas que dei com as histórias. Faça pequenas mudanças para se livrar de grandes problemas!!!! Faz muito tempo que você não lê? Permita-se !!! Você merece!!!!

Segue uma reportagem muito interesante:
Corpo Sadio: Passatempos combatendo o estresse da mente

Especialistas comprovam que fazer passatempos é uma ótima maneira para combater o estresse. É como se fosse o spa da mente. Eles nunca saíram de moda. O que mudou foi a forma pela qual se passou a en-xergá-los. O que era apenas diversão ganhou respeitabilidade científica. Jogos como palavras cruzadas e sudoku, que no Brasil têm por sinônimo as revistas “Coquetel”, já são utilizados por empresas e escolas e até em consultórios médicos.

Investir nos passatempos, aprender algo novo ou iniciar uma atividade traz muitos benefícios. “Essas atividades desenvolvem partes do cérebro que não estamos acostumados a trabalhar e protegem a mente”, afirma Paulo Bertolucci, chefe do setor de Neurologia do Comportamento da Escola Pau-lista de Medicina, da Unifesp.

Além de beneficiarem a memória, os jogos favorecem o raciocínio, a concentração e a capacidade de associar ideias, podendo até recriar as conexões do cérebro.
O quanto antes você começar será melhor. Veja que em várias colunas estou enfatizando os jogos para memória. Isso não é por acaso. A dificuldade na concentração, memória, raciocínio rápido está sendo um problema que estamos encontrando cada dia com mais fre-quência em crianças, adolescentes, jovens e adultos. Especialistas afirmam ainda que os passatempos também têm função importante no desenvolvimento dos laços familiares. Fortalecem os vínculos e aumentam a parceria entre pais e filhos.

“É muito bom ter nos pais pessoas que ajudam a facilitar e organizar seus pensamentos”, diz Yara Grottera, do Centro da Inteligência da Criança Bureau Kids. As relações de poder cedem lugar a uma parceria. Todas essas formas de desenvolvimento, social, afetivo e cogni-tivo, são importantes para o repertório da infância.
Os passatempos também favorecem a inteligência. Cri-atividade e inteligência são fundamentais à uma vida saudável. Quando menos se espera, o que era para ser apenas diversão pode deixar a pessoa muito mais ágil e atenta. Todo ser humano nasce com cerca de 100 bilhões de neurônios e não ganha mais nenhum ao longo da vida. A melhor forma de tornar a mente mais esperta é exercitá-los.

- Cada nova descoberta é transformada pelo cérebro em descarga elétrica e transmitida neurônio a neurônio até ser armazenada.

- Exercícios como os passatempos incentivam o cérebro a fazer novas ligações, as chamadas sinapses, entre as células nervosas.

- Com os caminhos de informações ativos, é mais fácil e rápido fazer associações e cruzar os dados armazenados na mente.

- Esse tipo de exercício estimula a criatividade, favorece a memória, retarda o envelhecimento e contribui para a inteligência.



Bjs , até o próximo encontro e boas leituras!!!!

0 comentários:

Postar um comentário